terça-feira, 3 de março de 2009

Afinal quem são os deficiêntes?

Deficiência: "No domínio da saúde, deficiência representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica". (OMS, 1980: 35)
Para além desta definição que atinge pessoas com algumas incapacidades, muitas vezes marginalizadas pela sociedade, existe um outro tipo de deficientes...Nós!!!
Nós que nos consideramos seres superiores a estes, pois sabemos desenrascar e viver sozinhos, ou não! Em que pensamos que não temos defeitos físicos, nem psicológicos, onde a sociedade nos aceita,pois engana-se quem pensa assim! Todos temos um pouco de "deficiente" em nós.
Somos nós por vezes os maiores deficientes, quantas vezes nos vemos exteriormente e pensamos eu não tenho defeitos, ou aquele é perfeito, mas se pensarmos um pouco quantas vezes nós não julgamos os outros pelas aparências?(tenha deficiência ou não)Quantas vezes muitos não gozam com o sofrimento do outro? Quantas vezes nos podem um simples pão e nós negamos? Quantas vezes não somos nós deficientes do Coração??Se pensarmos e reflectirmos se calhar até somos algumas vezes e continuamos a dizer os outros e que são deficientes!!!!
Os deficientes tenham eles o que tiverem, são seres humanos iguais em tudo em nós e talvez com um interior lindo/especial, basta tentar conhece-los e percebe-los.
A alegria deles muitas vezes parte de um simples "Olá", sorriso, de um gesto...Eles nas suas incapacidades, conseguem transmitir carinho, amor, lição de vida, isso e muito mais que nós muitas vezes nem conseguimos fazer se calhar ao mais próximo de nós.
Eles também tem dignidade, tem uma personalidade onde encontramos qualidades e defeitos como em nós, os "perfeitos" Loool.
Então afinal se eles são como nós, apenas precisando de alguma ajuda, tratamento, ou de um apoio especial, que nós muitas vezes também o precisamos. Seremos menos deficientes que eles?
Muitos deles quando medicados vivem como nós, numa casa, tem trabalho ou não(dependente das possibilidades deles), tem amigos, conversam, passeiam....então seremos assim tão diferentes?
Não somos! Somos seres iguais a eles onde incapacidades deles podem ser para nós capacidades nossas e vice-versa.
Se fossemos todos um pouco menos deficientes e abríssemos além dos olhos o coração, podíamos ver como tem muito a ensinar estas pessoas tão especiais.
A mim ensinam-me a viver de um outro modo, a olhar o mundo de uma outra forma, entre muito mais...

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi...
Parabéns pelo texto...
Mais uma vez: tens toda a razão.
Embora muitas vezes pensemos que sim, não são menos do que ninguém nem tão pouco diferentes… porque os diferentes somos nós que vivemos neste mundo de cá de fora, este mundo real. Pois somos nós que conscientemente entramos em constantes conflitos, que conscientemente pensamos que tudo gira à nossa volta, que somos mais que alguém, que podemos tudo, que temos tudo.
E quando olhamos para nós mesmos e pensamos: "Do que vale ter tudo, se de repente tudo nos escapa das mãos e ficamos sem nada?” ou até “Porque nos preocupamos tantas vezes com coisas que não têm significado algum?".
Pois bem, acredito que todos têm algo a ensinar-nos.
Quantas e quantas vezes eles não querem mais senão um abraço, uma demonstração de carinho, um gesto de atenção, um simples beijo na face? Coisas que muitas vezes até nós próprios precisamos, procuramos e não encontramos?
Então, para quê julgar?
Diferentes? Graças a Deus somos todos, senão não saberíamos quem eramos realmente.

"O maior desafio e a maior vitória não é superar os outros, é superarmo-nos a nós mesmo". E que tal começar por algum lado?

Afinal, o que nos torna especiais é o que mais nos afasta: a diferença.

Saudações Bracarenses:))