quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Deus chama-nós de diversas formas

Verão, significa praia, diversão, amigos,noites, enfim um mundo....
Mas este Verão foi diferente, foi uma aprendizagem, foi o conhecer-me e o conhecer/perceber os outros, foi o inicio de novas amizades,novos comprumissos, novas experiências.
É desta ultima que quero partilhar convosco.
Este Verão foi diferente de muitos, depois de um ano passado a tarbalhar e de algumas perdas, Deus foi generoso comigo.
Mas indo ao principio do Verão, como alguns de vós sabeis eu era para ter ido para o Brasil estudar até Dezembro, mas Deus numa noite chamou - me a ficar, eu pensei porque queria Ele que eu ficasse, mas não compreendi ao principio.
Fui trabalhar 15 dias nos Bombeiros, entre isso fui ajudar na Festa da Juventude empenhada a ajudar aqueles que iam a Taizé, ai comecei a sentir que tinha que cá ficar.
Ia para a praia, onde passei bons momentos com os meus irmão e grandes amigos( Manos,João Cabral,Cata,Zé tó, Paula,Nela,Bernado,Guga), noites no café e as conversas de voluntariado a surgirem.
Então surgiu uma oportunidade única, de fazer um campo de Ferias na Casa de Saúde de Idanha, deste de logo senti vontade de ir, tinha ido fazer o encerramento do ano escutista de Aljezur e percebi que era ai que Deus me chamava para lá ir. Disse ao João que iria.
Fui e percebi o porque de ficar cá, lá vieram muitos sentimentos ,por vezes a relembrar sentimentos já vividos,confusões, mas estar a ajudar pessoas com defeciencia mental que no fim dão- nos mais do que o que nós lhes damos e de encher o coração, também ver o trabalho que existe entre todos e as preocupações das irmas e de ficar sem palavras....Não sei descrever,só mesmo vivendo..
Depois de cá chegar fui até Taize ai foí reflectir, sobre tudo o que se tem passado na minha vida e pensar que por vezes tenho de ser menos orgulhosa.
Chegada de Taize o meu irmão Renato fez -me ver que estava a agir mal para com o meu pai, eu percebi ,então fiz o que me faltava para ficar ainda melhor comigo mesma, com Deus e com o meu pai, tirei o orgulho para tras e enfim comecei uma nova etapa " O saber perdoar do fundo do coração", muitas vezes dizemos que perdoamos mas quando vamos a ver no fundo do coração não perdoamos mas apenas esquecemos por breves periodos, perdoar é mais do que esquecer brevemente, perdoar é limpar o coração do rancor que temos e esquecer para sempre.
Neste Verão percebi também que à quem conte comigo, que os meus irmãos contam comigo e são eles muitas vezes que me fazem seguir em frente.
Deus chamou-me a ficar para perceber que a minha familia está unida, que contam comigo, que por vezes temos que fazer opções e quando optamos por Cristo de certeza que somos mais felizes.
Também ver o meu irmão Tiago a ir para o Seminário foi se calhar também um chamamento de Deus a ficar para o apoiar e ver a alegria de ele dizer o Sim a Deus e aceitar esta experiência. Tenho orgulho nos meus manos,são eles que me apoiam em tudo e dizem me o que por vezes é necessário ouvir.
Por fim só quero dizer Deus chamanos de diversas formas nós apenas temos que não ter medo e dizer SIM.

Sem comentários: